Jogo da vergonha 2.0?

O que aconteceu aquando do jogo B SAD-Benfica foi das maiores vergonhas que já aconteceu no futebol nacional. Isso é dizer bastante, quando todos sabemos o que o nosso futebol é.

Não houve bom senso de nenhuma das partes. Quem devia ter decidido não o quis fazer e os outros envolvidos estiveram todos mal. Nem que seja por deixar acontecer aquilo que aconteceu.

Na AG extraordinária da Liga perdeu-se um boa oportunidade para corrigir o que aconteceu. Repetia-se o jogo (na altura, agora, no Verão... quando fosse possível), apagava-se aqueles 45 minutos desonestos e tentava-se manter alguma verdade desportiva.

Não houve coragem para o fazer e ficou-se por um "solução" para jogos futuros. Bem ou mal, foi a solução que os clubes encontraram. É uma decisão que não permite uma equipa entrar com menos de 11 jogadores, mas era lógico que, se tivesse que ir a jogo dessa forma, qualquer equipa se iria queixar que não havia condições.

Na minha opinião, mais do que definir um número de jogadores necessário para a realização de um jogo, seria necessário ter a certeza que o surto de Covid estava controlado. O plantel do Estoril tem 30 casos confirmados, há dois dias tinha 17. Claramente há a possibilidade de que mais casos vão aparecer. E mesmo assim há jogo? Vão arriscar haver mais contactos e transmissão do vírus? Acho que neste caso nem interessa se o Estoril tem 12 ou 14 jogadores disponíveis. O futebol não é assim tão importante para que este jogo tenha que ser jogado este fim de semana. 

Mas, mais uma vez, vemos que os clubes querem verdade desportiva apenas quando não são eles a beneficiar e escudam-se em regulamentos que claramente não estão preparados para a situação que vivemos. O Benfica, que o ano passado chorou porque teve casos Covid (nem foi o clube com mais casos, mas enfim) não teve problemas em jogar contra 9 putos. O Porto, que criticou o Benfica por esse jogo, agora também não quer adiar o jogo com o Estoril quando até tem espaço no calendário daqui a umas semanas quando for a Taça da Liga. 

E por fim, os responsáveis que não resolvem nada. A Liga tem obrigação de tomar decisões que sejam iguais para todos e protejam a competição. Mas mais uma vez vão dizer que é o que está no regulamento e nada pode fazer. É quando se procurarem responsabilidades, vão dizer que mais importante do que encontrar culpados é encontrar soluções. É assim por diante porque desde que o o seu clube ganhe o adepto fica contente. 


Espero que a situação evolua no sentido de não haver mais casos e que o jogo se realize, com condições para tal. Ou então que exista bom senso de todos as partes e se cancele o jogo se isso for necessário. 




Kommentit