Critérios

 O futebol é um desporto que desperta grandes paixões. Como em muitos desportos, a avaliacão da legalidade dos lances é difícil, tem que ser feita rapidamente e, logicamente, por vezes não vai estar correcta. Pela importância que tem na sociedade, qualquer decisão é sempre ampliada mil vezes e ainda mais quando as decisão estão incorrectas e as pessoas se sentem injusticadas.
Ser árbitro é das piores coisas para se fazer. No meu trabalho tenho muitas vezes de ser árbitro ou juíz em diversas situacões. As minha decisões nem sequer têm grande importância por não está nada importante em jogo, mas eu sinto-me mal cada vez que não tenho a certeza ou tenho nocão que seja possível estar a tomar a decisão correcta.

O modo de combater isso é ter critério e aprender com erros. É tomar a mesma decisão em casos similares ou, no caso de me aperceber ter cometido um erro, alterar essa decisão no futuro para não cometer o mesmo erro.

Esta semana no futebol português tivemos muitos casos semelhantes, com decisões completamente diferentes. Isto é inaceitável. Seria inaceitável se eu o fizesse no meu trabalho, mas é ainda pior quando estamos a falar de árbitros supostamente isentos e profissionais.

Temos aqui 4 lances.








 Em todos, eu tenho a impressão que não houve intencão de magoar o adversário. Nisto nunca se pode ter a certeza, mas foi a ideia com que fiquei ao ver os lances.
Mas a decisão dos árbitros e VAR foi muito diferente em cada um deles. Ou melhor, há um denominador comum às deciões. Quem joga de vermelho não é expulso e quem joga contra o vermelho é!

A mim custa-me quando um jogador é expulso e eu sinto que não fez de propósito, mas como é difícil (impossível?) ter a certeza disso, entendo que estes lances sejam para expulsão. Até entendo que seja o critério do árbitro a decidir, se bem que o critério devia ser uniforme entre os árbitros. Mas como é possível que casos iguais sejam decididos de forma diferente pelo mesmo árbitro no mesmo jogo?


Sobre critérios, gostava ainda de falar deste lance:


É difícil não ser  desagradável com alguém que acha que isto é falta e isto não é!


E para quem diz que o árbitro marcou uma falta que não foi mas atrás o Taremi leva uma cotovelada, eu mostro isto!



Assim fica complicado acreditar na verdade desportiva.



Kommentit